A Prefeitura de Itapebi através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente (CMDCA), nesta terça-feira (18), realizou uma carreata alusiva ao ‘18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’.

Fotos: Duda Alves / Sivaldo Barbosa "Ximbica" 

O ‘18 de Maio’, dia em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, traz como Campanha o “Faça Bonito” que tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A primeira-dama e secretária de saúde e ex-secretária de Assistência Social, Jairene Botelho, falou sobre a importância da campanha e destacou que a luta contra a exploração e abuso sexual são problemas reais e que devem ser discutidos diariamente.

O Secretário de Assistência Social, Davi Andrade afirmou que todos colaboraram para que a carreata tenha acontecido com devida visualização e percebeu que onde passou chamou atenção para o tema. “Não podíamos deixar esta data passar em branco, é um trabalho muito intenso e deve ter o envolvimento de toda a sociedade itapebiense para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes; vamos fazer bonito!”. afirmou  Andrade.

Fotos: Duda Alves / Sivaldo Barbosa "Ximbica" 

A concentração aconteceu às 9h30m, em frente ao prédio da secretaria de Assistência Social na Rua Jesuíno de Almeida Costa, (antigo fórum) no centro de Itapebi na Cidade Alta.

“O objetivo é despertar na consciência dos cidadãos Itapebienses, crianças, jovens, adultos, idosos, ou seja, o público em geral sobre a importância de combater a exploração sexual e violência contra crianças e adolescentes. Precisamos cuidar das nossas crianças e adolescentes todos os dias”, disse ao ItapebiAcontece o Prefeito Juarez Oliveira “Peba” (PP).

Presente também prestigiando a carreata o vereador Wagner Teixeira acompanhado de sua irmã, a Assistente Social Jurema Teixeira e outras servidoras da Secretaria, chamou a atenção para a prevenção como o melhor caminho para acabar com a pedofilia. O vereador Wagner lembrou o caso da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, vítima de terrível violência sexual e física no estado do Espírito Santo em 1973 para lamentar o aumento cada vez maior no número de casos no país e cobrou um engajamento da sociedade, uma vez que o maior percentual dos números acontece em casa, e do poder público para ter êxito no combate a esse crime.

18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

Fonte; Itapebi Acontece

Postagem Anterior Próxima Postagem