(Foto: Reprodução Itapebi Acontece )

A sessão ordinária desta terça-feira, 19/11, foi cancelada pelo presidente em exercício da Câmara, Vanderley Carvalho de Souza. De acordo com editais publicados, a sessão fora cancelada para na próxima terça-feira, haver nova sessão com a ordem do dia para eleição para preenchimento dos cargos vagos de Presidente e segundo secretário.
Imagens: ItapebiAcontece
Conforme edital enviado a redação do ItapebiAcontece.com, na próxima terça-feira 26 de novembro ás 18 horas, a Câmara Municipal de Itapebi se reunirá em sessão ordinária para eleger os cargos vagos de sua mesa diretora em que renunciaram o Presidente Paulo Roberto Rosa Pereira “Paulinho de Fifia” (PP) e do segundo secretário Cleide Moreira do nascimento, (Podemos), em que os vereadores eleitos para os cargos comandarão os trabalhos da Casa pelo restante do biênio 2019/20.

Imagem: ItapebiAcontece
Os candidatos serão oficializados de acordo com as inscrições. Cada vereador deve anunciar publicamente o seu voto. O vencedor deverá ter a maioria absoluta dos votos (cinco).
A Mesa Diretora deverá ser composta pelo Vice- presidente, “Presidente em exercício” e o primeiro secretário. Atualmente, Vanderley Carvalho de Souza (PSDB) é o presidente em Exercício e Cristiano Pereira da Silva (PRTB) primeiro secretário respectivamente. Até o momento do fechamento dessa matéria o ItapebiAcontece não tinha a confirmação oficial das inscrições dos candidatos aos cargos ora vagos
Confira abaixo algumas das mais importantes funções de cada cargo em disputa:

PRESIDENTE 
O presidente é quem conduz as atividades em Plenário, superintendendo a organização da pauta legislativa, resolvendo as questões de ordem e interpretando o Regimento Interno em casos omissos. É de sua responsabilidade administrar o pessoal e o patrimônio da Câmara, ordenar as despesas e promulgar as resoluções, decretos legislativos e vetos rejeitados, além das leis não promulgadas pelo prefeito no prazo legal. O presidente é, também, quem substitui o chefe do Executivo nas ausências deste e do vice-prefeito.
SEGUNDO-SECRETÁRIO
O segundo-secretário auxilia o primeiro em suas atribuições, assumindo temporariamente o seu lugar nas ausências deste e o comando geral da sessão quando também não estiverem presentes o presidente e o vice.
MESA DIRETORA EM COLEGIADO
A Mesa é quem dirige os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara, elaborando, com aprovação do Plenário, a proposta orçamentária do Legislativo a ser incluída no orçamento municipal. É ela que devolve à Prefeitura o eventual saldo de caixa existente ao final do ano e fixa os salários iniciais dos cargos do Legislativo, sendo a responsável por atualizar os subsídios do prefeito, do vice e dos vereadores. A Mesa é, também, quem dá a redação final das resoluções e decretos legislativos, assinando-os por todos os seus membros.

Fonte: Itapebi Acontece 

Postagem Anterior Próxima Postagem