As cidades de Nilo Peçanha, no baixo sul da Bahia, e Ibirataia, no sul do estado, foram atingidas por chuva de granizo no último domingo (24).

Em vídeos feitos por moradores, é possível ver a chuva, com ventos fortes, e as pedrinhas de gelo caindo sobre um carro e no chão. Os moradores chegam a segurar o granizo para filmar.

De acordo com meteorologistas, o fenômeno é produzido geralmente em nuvens formadas pelo excesso de calor armazenado na atmosfera e a umidade do ar elevada.

A gota de água encontra um ponto de congelamento e se junta com outras gotas, formando assim as pedras de gelo.

Essas nuvens, com elevação vertical, sempre possuem gelo no seu interior. Nem sempre esse gelo cai. Porém, quando existe uma aglomeração de gelo, ele se desprende da nuvem.

O G1 tentou contato com as prefeituras de Nilo Peçanha e de Ibirataia, para saber se houve registro de danos provocados pelo granizo, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.

Nesta segunda-feira (25), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia, tanto em Nilo Peçanha quanto em Ibirataia.



Fonte: G1 Bahia/ TV Bahia  
Postagem Anterior Próxima Postagem