O governador da Bahia Rui Costa, reeleito no primeiro turno nas eleições de 2018, já conta com o apoio de mais da metade dos deputados eleitos para a Assembleia Legislativa do Estado (Alba), a partir de janeiro de 2019.


Do total de 63 deputados que garantiram vagas na casa, 43 (68%) apoiam o atual governador e formam, portanto, a base aliada: 42 deles integraram a coligação liderada por Rui Costa nas eleições e um, que é filiado a partido que não esteve coligado, declarou que ficará ao lado do atual governo.

A bancada de oposição conta, até agora, com 15 nomes. Além disso, um deputado declarou que ficará neutro, sem apoiar nem base e nem oposição, e dois disseram que ainda não definiram os posicionamentos. Outros dois deputados eleitos não foram localizados pela reportagem para dizer como ficarão posicionados.

Rui Costa foi reeleito com 75,50% dos votos válidos (5.096.062). O segundo colocado, José Ronaldo (DEM), obteve 22,26% (1.502.266 votos).

Costa concorreu pela coligação "Mais Trabalho Por Toda a Bahia", composta por 14 partidos: PT, PP, PDT, PSD, PSB, PC do B, PR, PMB, PRP, PODE, AVANTE, PMN, PROS e PTC.

O PT e o PSD foram as legendas que mais elegeram deputados estaduais na Bahia (10 e 9, respectivamente) nas eleições deste ano. Ambas as siglas são da base do atual governador. O PP, que também é da base governista, e o DEM, da oposição, aparecem com as terceiras  maiores bancadas -- 7 cada um.

Fonte : G1 Bahia 
Postagem Anterior Próxima Postagem