(Foto : Flávio Notícias )

CAIUBI 

Nao se sabe ao certo, mas acredita que os primeiros habitantes chegaram no local por volta da década de 1940. Caiubi fica a 50 Km da sede do município, Itapebi, com uma área de pecuária extensiva, cortado por vários córregos(Contiguiba, da Barriguda, Peixe e dos Guaribas).



As vias principais são a rua XV de Novembro, que encontra se às margens do córrego da Gamaleira e dá acesso ao distrito. A rua Juracy Magalhães se desenvolve ao longo do morro e liga a parte alta com a área baixa de Caiubi.



O distrito apresenta como elemento estruturante a praça São Geraldo e algumas casa comerciais. Tem como espaços de lazer, o campo de futebol, a quadra poliesportiva e uma pequena cachoeira no córrego Gameleira.Além de uma noite agitada, com diversas opções de bares e butecos, que toca as músicas que estão fazendo sucesso no momento.



No início era uma fazenda de propriedade de Lino Souza Santos, que tinha um engenho movido pela força de animais, onde produzia rapadura e cachaça. O dono da propriedade doou parte de suas terras para a formação do povoado de Todos os Santos e que mais tarde recebeu o nome de Caiubi, mas neste ínterim, também foi chamado de Cachorra Pintada e Gameleira.



No início da década de 1950, foi construída a Igreja São Geraldo, uma iniciativa de Maria Isabel Santa, conhecida como Dona Santa. Inicialmente teria São Geraldo como padroeiro, mas por reconhecimento e homenagem ao fundador da vila, Sr Lino, prevaleceu Todos os Santos como padroeiro do local.


ESTA É UMA SINGELA HOMENAGEM DE UM FILHO DA TERRA, JÁ QUE NO DIA 01 DE NOVEMBRO SE COMEMORA O DIA DE TODOS OS SANTOS, E FESTEJAMOS A NOSSA QUERIDA TERRA, QUERIDO CAIUBI.


Obs: Pesquisas feitas ao longo da vida, com os  avós, tios,de Osmar de Oliveira ,mas também foi usado trechos do livro CACHOEIRINHA "Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Cachoeirinha do Baixo Jequitinhonha, do autor itapebiense Milson do Carmo Nascimento.


Fonte : Facebook.com de Osmar de Oliveira 
Postagem Anterior Próxima Postagem