5ª Conferência Municipal de Saúde de Itapebi etapa da 16ª Conferência Nacional

(Foto : Itapebi Acontece )


A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Itapebi, cidade que compõe o território da Costa do Descobrimento, está realizando nesta sexta-feira (26), desde as 7h30m, nas dependências da Loja Maçônica 16 de Julho no centro da cidade Alta, a 5ª Conferência Municipal de saúde de Itapebi, etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde com o tema “Saúde e Democracia: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.

Estiveram presentes no evento diversos autoridades públicas, eclesiásticas, bem como os Profissionais da área da Saúde de Itapebi, do distrito de Caiubi e do Povoado de Ventania. Os membros do Conselho Municipal de Saúde do Município também estiveram presentes na Conferência, representado pela Presidente Margareth Botelho. Ademais, marcaram presença vários usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município de Itapebi, representando a comunidade locais,
O Prefeito Juarez da Silva Oliveira, “PEBA” (PP), em seu pronunciamento falou da importância da Conferência de Saúde. “Peba” solicitou aos conferencistas que fizessem as propostas democraticamente para planejamento das ações a serem requeridas ou executadas nos próximos dois anos nesta área. O prefeito também falou aos presentes sobre o início da reforma do HPP (Hospital de Pequeno Porte- Nelson Moura Ferreira).“O projeto de toda a reforma do HPP está pronto e a licitação acontecerá já nesse mês de maio, para em seguida iniciar a reforma do Hospital” disse o Prefeito à reportagem do ItapebiAcontece. “Peba” também falou sobre o nome do hospital, comentários davam conta que seria mudado.  “Arnaldo, o nome do hospital continuará Nelson Moura Ferreira”.


(Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)


Ao ItapebiAcontece  o secretário de saúde falou: “A Conferência Nacional de Saúde é um espaço de grande interesse para todos. Além do mais, é neste momento em que se conferencía, onde se discutem as metas para serem aprovadas e alcançadas nos dois anos seguintes. Então, espera-se que os presentes nesta Conferência Nacional de Saúde do Município de Itapebi, sejam participantes ativos desta, a fim de propormos uma Saúde Pública cada vez mais inovadora, frente aos desafios que temos nos dias atuais”, finalizou Sergio Murilo.

(Foto : Arnaldo Alves / ItapebiAcontece ) 

A 5ª Conferência Municipal de saúde de Itapebi, contou com o trabalho da palestrante Samantha Habib, que realizou ótimas palestras.  Foram palestras abrangentes referentes aos temas em Saúde e que explicou aos presentes sobre a questão do Financiamento da Saúde Pública que se torna insuficiente frente à demanda que se tem na Sociedade. Por fim, houve uma reflexão ampla de três eixos, relacionados aos temas da Conferência, Eixo (I) Saúde como Direito, Eixo (II) Consolidações dos princípios do SUS e o Eixo (III) Financiamento adequado e suficiente para o SUS, amplamente debatidos e apontando propostas, que depois foi apresentado para todos os delegados e suplentes na mesma.
 Foi um dia importantíssimo, em que houve intercâmbio de experiências, com o intuito de levantar alternativas, propondo soluções para área, neste cenário que hoje se encontra o nosso País. Os presentes mostraram-se entusiasmados diante da participação ativa durante todo o evento.

Fonte : Itapebi Acontece 

Postar um comentário

0 Comentários