Foto: Divulgação


Inaugurada em 1957, a ponte sobre o Rio Jequitinhonha localizada na BR-101 no município de Itapebi encontra-se em risco eminente de desabamento. Com seus pilares de sustentação comprometidos devido o desgaste natural do tempo e a falta de manutenção  a situação é alarmante e pode causar um colapso no transporte de mercadorias.


A última grande restauração da ponte ocorreu em 1980, ou seja, a precisamente 38 anos, na época a ponte for parcialmente interditada, veículos pequenos tinha sua passagem controlada em uma pista de mão única, com limite de veículos por cada travessia. Durante a manutenção de 1980, a passagem de caminhões, carretas e ônibus foram proibidas, os passageiros dos ônibus fazia a travessia a pé e embarcavam em ônibus do outro lado da ponte para seguirem viagem.


Esta  não é a primeira veiz que a ponte do Rio Jequitinhonha apresenta rachaduras em seus pilares e estrutura, entretanto, nos últimos anos DNIT fez intervenções paliativas que só adiou o inevitável, a recuperação total ou desmoronamento da ponte. Ao contrário de 1980 quando a ponte for restaurada, hoje o fluxo de veículos de passeios, ônibus e veículos de carga é gigantesco, o que poderá provocar um colapso de  abastecimento em toda a região, inclusive com aumento de preços nas mercadorias devido à mudança brusca no trajeto que aumentará o preço dos fretes.

Fonte : Imprensa Na Net 
Postagem Anterior Próxima Postagem